4 Dicas Para Criar Uma Identidade Visual Bem Sucedida

Os elementos visuais da marca ajudam a criar o sentimento e a experiência específicos que você está tentando invocar no seu público. Isso inclui tudo, desde a sua logo até as imagens que você usa, a fonte do seu texto, as cores do seu site e muito mais. A seguir, algumas dicas simples para ajudá-lo a criar uma identidade visual eficaz:

1. Mantenha seu público-alvo em mente

A função dos seus recursos visuais é a comunicação e conexão com seu público-alvo. Se você estiver representando um serviço de funerária, por exemplo, uma apresentação de cores brilhantes e lúdicas definitivamente não fará um bom trabalho de conexão com seu público. Se fosse o caso de uma marca de brinquedos com cores brilhantes e lúdicas, aí sim seria uma abordagem que faz sentido.

Para garantir que o seu conteúdo visual se comunique adequadamente com seu público, crie as chamadas “personas” de comprador, ou seja, um ou vários perfis de personagens que representem seus possíveis clientes fielmente. Informações sobre: sexo, faixa etária, interesses comuns, poder aquisitivo, cultura local e assim por diante, são uma excelente forma de começar. Como por exemplo no caso dos brinquedos, seriam meninos? Meninas? Ambos? De qual faixa etária? Qual o perfil dos pais? etc.

2. Crie uma logo que represente o diferencial da sua marca

Primeiro, a diferença entre logotipo e logomarca é simples: o logotipo é o elemento escrito de forma estilizada (nome da marca); logomarca é o ícone, desenho que representa a marca. Mas isso não significa que todas as marcas precisam ter os dois elementos na construção da sua identidade visual.

A função da logo é representar sua identidade: sua missão, atividade e diferencial de mercado. Você pode ter uma logo muito legal, mas se ela não cumprir nenhuma dessas funções, será uma representação ruim da sua marca e, por consequência, ineficiente.

Veja, por exemplo, a Amazon. A logo deles é muito simples – são apenas as letras “amazon”com uma seta laranja embaixo. No entanto, a seta laranja (logomarca que eles usam com uma “a” minúscula em cima às vezes) apontando da letra “A” para a letra “Z” demonstra seu diferencial de mercado, visualmente, que eles têm tudo de A a Z em seu site, mais ainda, demonstra o aspecto da facilidade e velocidade nas entregas, o que é outro diferencial muito significativo dessa marca.

branding e identidade visual, briefing para identidade visual

3. Certifique-se de que seus recursos visuais sejam consistentes

Para fortalecer a identidade visual da sua marca, além dos passos anteriores que conectam seu público-alvo e a sua identidade, também é muito importante ter consistência na forma com que a sua marca se apresenta, independentemente do local ou forma de comunicação. Por exemplo, se você usa duas cores em sua logo, amarelos e azuis, por exemplo, seria muito confuso ter como predominante a cor vermelha em seu site. Os consumidores não poderão vincular esses elementos visuais à sua marca porque são muito diferentes uns dos outros.

A criatividade ilimitada é inimiga da consistência e objetividade.

É necessário que a comunicação visual da marca tenha consistência, isso é exatamente o que significa ter uma identidade visual. É dessa forma que seus clientes e leads serão capazes de identificar sua marca mesmo que não esteja explícito.

branding e identidade visual, briefing para identidade visual

4. Certifique-se de que seus recursos visuais sejam de alta qualidade

Não importa o quão pensados ​​são seus recursos visuais, quão relevantes eles são para o seu público e quão consistentes eles são se não forem de alta qualidade. Imagens de baixa qualidade ou conteúdo visual de baixo valor estético deixarão uma impressão negativa em seu público. Se seus visuais não são estéticamente agradáveis, os consumidores provavelmente vão assumir que seus produtos e/ou serviços também não são de qualidade muito superior.

E por fim, dados esses passos, não vai importar quanto tempo passe pensando em seus recursos visuais, o quão relevantes eles são para o seu público e o quão consistentes eles são se não forem de alta qualidade, ou seja, se não transmitirem profissionalismo.

O mercado alcança determinados patamares de exigência profissional que são mais elevados à cada dia. Sua marca não pode se dar ao luxo de ficar abaixo do patamar vigente. Imagens de baixa qualidade ou conteúdo visual de baixo valor estético deixarão uma impressão negativa em seu público. 

É necessário acompanhar as novas tecnologias de comunicação, se adaptar às tendências e novas formas de comunicação, dessa forma você garante que a identidade visual da sua marca seja atraente para os novos consumidores que estão cada dia mais exigentes em todos os aspectos.

branding e identidade visual, briefing para identidade visual

Essas são algumas breves dicas que devem te ajudar a criar uma identidade visual que represente adequadamente sua marca e que se conecte com seu público-alvo. Uma identidade visual forte te ajudará a criar uma marca forte, o que só pode aumentar o reconhecimento e a confiança dos consumidores.
Caso fique alguma dúvida, entre em contato com nossos consultores que estão ajudando profissionais como você nesse exato momento.

Deixe uma resposta

Quer um contato mais direto com nossa equipe?