5 Dicas de Marketing Digital para Negócios Locais Venderem Mais

As empresas locais geralmente oferecem melhores ofertas em produtos e serviços porque têm custos indiretos mais baixos. Eles também tendem a fornecer um melhor atendimento ao cliente, o que faz com que os clientes se sintam valorizados. Mas a grande novidade pós pandêmica foi a migração em massa dos consumidores finais para o mundo digital.

Com esse desafio em mente, seguem 5 dicas de marketing digital para negócios locais que vão te fazer crescer:

1. A pesquisa local tem um elemento central: Google Perfil de Empresa (antigo Google Meu Negócio)

Você sabia que 93% das experiências online começam com um mecanismo de pesquisa e que apenas 25% das buscas avançam para a segunda página do Google?

Se você possui uma pequena empresa, pode até ser que não esteja “usando” seu Perfil de  Empresa no Google, mas muito provavelmente você está lá. 

O Google tem uma prioridade, que é informação correta e relevante. Se você não tem domínio sobre as informações oferecidas pelo Google a respeito da sua empresa, ele vai ter que apurar por conta própria. O grande problema com isso é que nem sempre as informações apuradas estarão alinhadas com o estado mais atual do negócio, e pior ainda, um perfil deixado de lado não tem autoridade, portanto, quanto mais defasado fica o seu perfil, a sua chance de aparecer nos primeiros resultados é cada vez menor.

Reivindique e/ou atualize seu Perfil de Empresa no Google hoje!

2. Mais pessoas estão usando dispositivos móveis

De acordo com o Mobiletime, o telefone celular é o único meio de acesso à Internet para 58% dos internautas no Brasil. De acordo com a mesma fonte, 77% dos entrevistados no Brasil disseram ter aumentado significativamente o uso do telefone celular na pandemia.

O número de pessoas usando dispositivos móveis tem aumentado dramaticamente e a tendência é continuar crescendo, não só em quantidade mas também em dependência.

Portanto, o melhor lugar para aparecer é no celular.

3. Tenha um site otimizado para mobile

Como vimos na dica anterior, a maior parte dos internautas brasileiros tem como principal dispositivo de acesso à internet, o celular. Se é assim, não é mais aceitável ter um site que é lento ao abrir nas telas móveis, que não raro utilizam conexões mais lentas, como o 3G.

É vital ter uma presença online forte, acessível e com aparência profissional que garanta que seu negócio apareça favoravelmente nas buscas realizadas por potenciais clientes locais em seus telefones. Isso não apenas o torna mais visível, mas os clientes em potencial podem revisar os produtos/serviços que você oferece e considerar se você é alguém em quem eles podem confiar.

4. A mídia social é um fator chave para achar seu público-alvo

Não basta apenas fazer um post de vez em quando no Instagram; você precisa se envolver com seus seguidores e construir relacionamentos com eles, mas isso leva tempo e dedicação.

Sabemos que é impossível abraçar o mundo, sendo assim encontrar a mídia que contenha a parte mais significativa do seu público-alvo é muito importante. Por exemplo, se você possui um restaurante, poste fotos e vídeos de seus pratos nos stories do Instagram, Facebook, Whatsapp, etc. Se você vende roupas, compartilhe fotos de seus designs mais recentes no Pinterest. Se você vende imóveis, poste vídeos de casas no YouTube. Você não precisa se limitar a nenhuma rede, mas saber por onde começar é muito importante.

Existem várias mídias sociais, encontre as mídias que mais se adequam ao seu perfil e onde estão a maior parte do seu público-alvo, assim seu esforço diário vai ser muito mais eficiente. Mas atenção: não se acomode! Sempre pense em como ampliar suas janelas para estar cada vez mais presente.

5. A Internet tem que ser parte integrante e permanente da sua estrutura

Não é novidade pra ninguém que a pandemia foi um golpe terrível sob vários aspectos, mas também para os negócios locais. Também não é novidade que a experiência do consumidor final teve uma drástica convergência para as compras online.

De acordo com o Salesforce Global Shopping Index, a receita global de comércio eletrônico no segundo trimestre de 2020 cresceu 71% ano em relação ao ano anterior. Mas o que isso quer dizer?

Já ouviu falar em experiência híbrida do cliente? À medida que vivenciamos essa migração em massa para o digital, de acordo com a edição de 2021 da Pesquisa Global Consumer Insights Pulse da PwC, 41% dos consumidores em todo o mundo ainda preferem comprar ou pelo menos retirar o produto em lojas físicas. 

Portanto, o mercado precisa se adaptar às necessidades e desejos dos clientes. Diante desse cenário, surge o conceito de omnichannel, que consiste em atender o cliente da maneira que ele quiser, na hora que quiser e da forma que achar melhor. Assim, não há barreiras, sendo possível comprar no mundo físico ou virtual.

As dicas anteriores são todas formas de integrar a experiência do seu cliente local com a sua estrutura virtual. Além delas podemos citar: avaliações, pagamento via QR Code, pagamentos via PIX, atendimento via chat, catálogos digitais, e assim por diante.

Essas são as 5 dicas de marketing digital para te fazer crescer como negócio local. Se você começar a implementar apenas algumas das ideias desta lista agora, verá que o número e a satisfação de novos clientes começará a aumentar imediatamente.

Entre em contato com nossos consultores de mercado digital hoje mesmo se tiver dúvidas ou para começar suas campanhas. Visite nosso site para conhecer nossos serviços que estão ajudando profissionais como você nesse exato momento.

Deixe uma resposta

Quer um contato mais direto com nossa equipe?