7 Motivos Para um Negócio Local ter um Site Próprio em 2022

Segundo um estudo encomendado pela Verisign, “Entre os pesquisados [consumidores online], aproximadamente dois terços (66%) concordaram que uma empresa com seu próprio site é mais confiável do que uma sem.” Mesmo assim, muitos proprietários de negócios locais ainda preferem não ter um site próprio. Por que isso acontece? Acredito que algumas possibilidades sejam:

  • Vaga consciência a respeito das tecnologias e estratégias de marketing
  • As estratégias de marketing de mídias sociais, local e boca-a-boca já atendem às suas principais necessidades de negócios
  • Um orçamento limitado (não pode pagar domínio e hospedagem de um site ou um web designer)

Mas fato é que ter um site próprio pode colocar um negócio local muito à frente da concorrência. Um site é mais uma maneira de gerar clientes em potencial, receita e valor geral para o seu negócio local. 

Conheça 7 motivos para um negócio local ter seu próprio site em 2022:

1. Ter Nome e Autoridade

Para ter um site próprio é necessário comprar um nome de domínio (www.meunegociolocal.com.br), isso ajuda a reivindicar o nome da sua empresa. Além disso, é uma maneira de melhorar a identidade da sua marca e fortalecer bastante a sua presença e autoridade dentro do Google.

Você também pode criar um e-mail comercial exclusivo que aumentará ainda mais a autoridade da marca (exemplo: [email protected]). Muitos, talvez todos os provedores de hospedagem de sites oferecem endereços de e-mail personalizados como parte dos seus serviços.

2. Ter uma Presença Profissional na Internet

Em vez de ser apenas a loja da esquina, ter um site próprio – especialmente um com um design atraente – gera a impressão de seriedade, profissionalismo e de que está pronto para atender todos os tipos de clientes. 

Como já vimos na introdução, um site próprio e bem feito é um importante fator de confiabilidade, e portanto, é também importante para a decisão de compra da maior parte dos consumidores online.

3. Economia na Impressão de Peças Gráficas

Catálogos em papel, panfletos e cupons ainda podem ser muito úteis para o marketing local, mas as informações mudam, o negócio se desenvolve. É muito mais eficiente ter todas as informações relevantes em um site próprio.

Todos os consumidores podem ter seu catálogo na palma de suas mãos sem um real investido em impressão, além de que é muito mais barato editar e revisar informações digitalizadas em uma página da web. 

Em todo caso, uma combinação de materiais de marketing impressos e digitalizados em seu site provavelmente será o caminho mais econômico e eficiente.

4. Alcançar Muito Mais Clientes

De acordo com uma pesquisa do Statista de 2022, cerca de 63% de toda a população do planeta, aproximadamente 5 bilhões de pessoas, tem acesso à internet. Mais ainda, segundo a Fundação Getulio Vargas, em pesquisa divulgada em 2022, “O número de smartphones no Brasil superam a marca de um por habitante. São 242 milhões de aparelhos em uso no país.”

Com um site otimizado, principalmente para dispositivos móveis, você faz com que seus leads em potencial liguem, se inscrevam, peçam um orçamento ou comprem um produto da sua loja sem sair de onde estão. Seu site pode se transformar no seu melhor vendedor!

5. Facilitar sua Comunicação

Se você dedicou um tempo para criar um site com informações detalhadas sobre produtos e serviços, agora você tem um recurso de informações 24hrs disponível.

Sua equipe pode gastar bem menos tempo explicando os conceitos básicos de um produto ou serviço para os clientes. Se um consumidor não estiver na sua loja, você pode encaminhá-lo diretamente para o seu site próprio em caso de dúvida.

E também, é claro, serve para a própria equipe consultar internamente. Direcione os novos funcionários para páginas da web específicas com informações importantes e atualizadas sobre o negócio.

Você pode, inclusive, encontrar novos membros para a sua equipe através do site. Mantenha um canal aberto para o envio de currículos e também facilite o processo de contratação de novos colaboradores. 

6. Contar a Sua História

Ter uma seção em seu site dedicada à “Nossa História” é uma forma de humanizar o seu negócio. Aqui é onde ser uma pequena empresa pode ser uma grande vantagem.

Se é uma empresa familiar iniciada pelos avós, pais e que existe há décadas, conte sobre isso, construa intimidade com seus clientes. Mostrar um senso de trabalho duro, criatividade, autenticidade e experiência pode ser uma vantagem que muitas vezes as grandes empresas têm muita dificuldade em superar.

7. Expandir Sem Fronteiras

Acho que o maior motivo de todos para um negócio local ter um site é, sem dúvida, a libertação. Vários negócios locais têm potencial para serem globais! Se você for um deles, não perca mais tempo.

Um site é uma janela para o mundo, ou melhor, é o seu balcão para o mundo. Se você tem um produto que pode ser enviado para entrega ou um serviço que pode ser realizado à distância não se limite mais ao seu bairro.

E se você precisa de alguém para te ajudar a criar o seu site próprio, entre em contato com nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.

Deixe uma resposta

Quer um contato mais direto com nossa equipe?