Os advogados brasileiros são tímidos. Sabemos que no Brasil a pratica do marketing legal é restrita e deve só pode ser realizada “com discrição e sobriedade”, segundo os dizeres da OAB. Porém existe margem para a prática.
Os escritórios de advocacia estão entre os mercados mais competitivos. Com a grande quantidade de usuários obtendo informações da web, pode ser uma batalha difícil se destacar da multidão e vender seu serviço de advocacia. Aqui estão oito dicas fáceis de marketing para advogados em 2022 para te ajudar a focar sua atenção nas áreas que importam.
1. Conheça seu mercado-alvo
Sua prática atende a qualquer caso ou você atende a uma especialidade específica? Se você é especialista em direito digital ou civil, por exemplo, não faz sentido gastar dinheiro com marketing para um público amplo. Escolha de quem virá a atenção que você quer atrair.
Uma boa regra geral é publicar conteúdo envolvente que se identifique com seu mercado-alvo e que eles considerem útil. Você é um advogado de direito de família em BH? Escreva ou faça referência a casos dessa especialidade da sua localidade. Misture blogs, infográficos, vídeos e outras mídias que apoiem sua posição. Conecte-se a fontes de notícias locais e ofereça sua própria opinião junto com uma chamada para a ação, se esse tipo de vítima precisar de representação legal.
2. Responda às perguntas
Existem dois tipos de perguntas: perguntas feitas por pessoas que sabem o que estão procurando e perguntas que as pessoas fazem para descobrir como fazer a pergunta certa. Você pode colocar esses dois tipos em seu site, em uma área de perguntas frequentes.
Se você deseja melhorar a visibilidade, o tráfego e a relevância do seu site, responda às perguntas que os clientes fazem diariamente, como: “Quanto posso pedir de indenização se me machucar?”, “Quanto custa um advogado?” Pergunte a qualquer advogado ou recepcionista que eles podem fornecer uma lista consistente de perguntas frequentes que, na maioria das vezes, funcionam também como perguntas de qualificação para a entrada de novos clientes.
Para aumentar a interação do usuário, responda a perguntas diretamente relacionadas às áreas de atuação que você deseja atingir. Por exemplo, “União estável é igual ao casamento?”, “Quando me divórcio, posso manter o sobrenome do outro cônjuge?”, “Meu filho vai completar 18 anos, ele vai deixar de receber a pensão alimentícia?”
3. Invista em SEO
Já ouviu falar de SEO? Significa Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca). Você sabia que 93% das experiências online começam com um mecanismo de pesquisa e que apenas 25% das buscas avançam para a segunda página do Google?
Obtenha mais visitantes para o seu site com títulos de página e conteúdo que inclua as palavras-chave que seus possíveis pacientes estão pesquisando. Por exemplo, “Dr. Fulano, advogado em BH”, é um título de página mais amigável para SEO do que apenas “Dr. Fulano”.
SEO é uma rotina, mas é algo que compensa se você dedicar tempo e esforço. Se você está pronto para assumir o controle das classificações do seu site, tudo se resume a três coisas: localização, segmentação super específica e palavras-chave de cauda longa(são frases longas que tem pouco volume de pesquisa mas são super nichadas).
4. Crie uma presença nas mídias sociais
O marketing de mídia social não é uma opção, mas uma necessidade nos negócios modernos. E, no entanto, como Godin (2019) escreve, “o objetivo não é maximizar seus números de mídia social. O objetivo é ser conhecido pelo menor público viável”. Seu objetivo é aumentar a conscientização de sua prática como advogado para clientes em potencial.
Você precisa atender ao seu público social. Assim como um outdoor, a mídia social serve como reconhecimento direto da marca. As pessoas rolarão pelo seu conteúdo, e se pesquisarem no Google mais tarde, seu nome será lembrado, eles te reconhecerão. Pense bem nas mídias sociais – um bom meio-termo é mantê-las vivas com um post aqui ou ali para manter seu perfil ativo.
5. Desafie seus profissionais de marketing
Você pode saber tanto sobre marketing quanto sua agência de marketing sabe sobre direito constitucional. O que isso significa?
Muitas vezes as empresas se tornam complacentes e pagam pelo marketing sem pensar: “Isso está realmente trazendo retorno?”, “Por que não estou na primeira página para este tipo de caso específico na minha região?”, “Por que gastei R$ 2.000,00 no Google Ads e só recebi três ligações?”, “Por que meu formulário de contato não funciona no dispositivo móvel?”
Entendo que não é fácil justificar gastos com marketing quando você não está vendo resultados. (Neste caso, “resultados” são clientes). Os resultados, no entanto, são mais bem percebidos pelas lentes das taxas de rejeição, visibilidade e posicionamento de busca. Pode ser uma aposta para escritórios de advocacia, mas um caso de habeas corpus pode pagar por meses de marketing e permitir que você cresça sua empresa.
6. Vídeos
Se você está prestando atenção em escritórios de advocacia em sua área que estão na primeira página, provavelmente notou uma coisa que eles têm em comum: vídeos.
Os vídeos são maneiras fáceis de alcançar seu mercado-alvo (veja as dicas 1 e 4). Os vídeos podem ser intimidantes e um pouco demorados no início, mas quando você observar, provavelmente perceberá que já criou muito conteúdo apenas falando para uma câmera com seus clientes e parceiros.
Os vídeos são facilmente transcritos em outros tipos de conteúdo, funcionam bem nas mídias sociais e são amados pelo Google.
7. Mostre o seu rosto
O serviço que você fornece é, muitas vezes, extremamente sensível. As pessoas não querem qualquer estranho tendo acesso aos seus problemas pessoais mais sérios. Qualquer publicidade que você fizer deve incluir, no mínimo, uma foto sua ou de sua equipe, incluindo você. Isso ajuda os clientes em potencial a se familiarizarem com você e a estabelecer uma sensação de conforto e segurança.
Essas são as 8 estratégias que recomendo para tornar sua prática legal mais atraente para clientes em potencial. Se você começar a implementar apenas algumas das ideias desta lista agora, verá que o número de novos clientes começará a aumentar imediatamente.
Entre em contato com nossos consultores de mercado digital hoje mesmo se tiver dúvidas ou para começar suas campanhas. Visite nosso site para conhecer nossos serviços que estão ajudando profissionais como você nesse exato momento.